Otoni Gali Rosa nasceu em Olimpia, São Paulo. Artista plástico, ilustrador editorial e publicitário, diretor de criação e arte publicitária.
Em 1959, fixa residência em São Paulo, onde, sob a orientação de Jaime Cortez, passa a desenhar histórias de terror.
Ao lado de João Suzuki, professor de desenho artístico, funda o NEAP-Núcleo de Estudos das Artes Plásticas, reunindo nomes como Massao Ono, Álvaro de Faria, Mário Apocalipse. Executa trabalhos para a Feira de Emy Bonfin, que o incentiva a voltar para a produção artística. A partir daí, dedica-se à temática dos cavalos.
Entre 1967 e 1973, leciona desenho gráfico na Escola Panamericana de Arte de São Paulo. Realiza sua primeira mostra individual na Galeria de Arte do Cades, em Santos, 1981.
“…Evitando o hiperrealismo, Otoni Gali Rosa consegue ser extremamente preciso na representação do corpo humano. Ao mesmo tempo, ele inova na forma de expressá-lo, em atitudes atléticas, a magnificar a força, a agilidade, a vitória da energia muscular sobre a inércia da matéria…” Josette Mazella di Bosco Balsa
Hoje dedica-se a trabalhos onde representa o corpo humano ligado aos movimentos e ao esporte, inclusive o ciclismo, que pratica.
Veja também: